quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Brasil pode ficar entre as 10 maiores reservas de petróleo do mundo com a exploração do pré-sal


De acordo com o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, o Brasil pode dar um salto no ranking dos países com as maiores reservas de óleo e gás no mundo caso se confirmem as estimativas preliminares sobre acumulações na camada de pré-sal no litoral brasileiro. O país ocupa, atualmente, o 24o. lugar entre as maiores reservas de óleo e gás no mundo, poderia passar para o oitavo ou nono lugar, posições hoje ocupadas por Venezuela e Nigéria, respectivamente.

O salto representaria um crescimento dos atuais 14,4 bilhões de barris de óleo equivalente para algo entre 70 bilhões e 107 bilhões de barris de óleo equivalente.

"O pré-sal é uma camada de reservatórios que se encontram em camada de sal que abrange o litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, ao longo de 800 quilômetros de extensão por até 200 quilômetros de largura, em lâmina d’água que varia entre 1,5 mil e 3 mil metros e soterramento entre 3 mil e 4 mil metros. Hoje, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu retirar da Nona Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP) 41 blocos de exploração contidos na área do pré-sal." (UOL ECONOMIA)

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, revelou que o primeiro bloco de exploração da Petrobras no pré-sal que entrará em operação está situado na área do Parque das Baleias, na Bacia de Campos, no litoral do Espírito Santo. As operações comerciais no local começarão em 2009. Sobre o campo de Tupi, que possui reservas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de óleo equivalente, a expectativa de José Sergio Gabrielli é de que as operações comerciais comecem daqui a " cinco ou seis anos " . De acordo com Guilherme Estrella, um teste-piloto deverá ser feito na área em 2011, com a produção de 100 mil barris de óleo e gás.

Essas informações foram baseadas no site UOL ECONOMIA.

Para mais informações leia o blog DOARANHA.

6 comentários:

pedro_almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos d'Andréa disse...

Informação relevante, Kirna. Desafio: dar o enfoque para o público da Engenharia. Sugestão: sempre relacionar vários links sobre o tema. Carlos

pedro_almeida disse...

é só temos que tomar cuidado com fatores importantes: proteção do nosso patrimonio (defesa é fundamental); exploração sustentável (não exportar oleo bruto, o que desestabilizaria nossa estrutura politico-economica); manter controle sobre a riqueza nacional (eu nao sou muito fã dessa coisa de controle pelo estado, mas acho que nesse caso estamos falando de uma riqueza mineral e sim, nossa constituição diz q se tá debaixo da terra ou mar, é da união)

eu disse...

Com certeza esse "OURO NEGRO", vem em uma hora muito oportuna diante da bancarrota mundial. De certo irá alavancar todos os meios de produção, espero que toda essa grana seja usada em benefícios sociais e econômicos, como exemplo de Dubai.

eu disse...

Gostaria de saber se o pessoal lá de Brasília consciência da importância do pré-sal...

Unknown disse...

Gostaria de saber se o pessoal lá de Brasília consciência da importância do pré-sal...

Isso é verdade!!
A concientização é muito impotante...
Pena q num é exercida pelos politicos..