sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Chineses criam novo projeto de motor que além de poluir menos tem maior aceleração

O projeto, chamado de Alternador Linear de Pistão Livre (FPLA, na sigla em inglês), de um novo tipo de motor de combustão interna - como os utilizados em automóveis e caminhões - que poderá abrir caminho para veículos híbridos ainda mais eficientes e menos poluidores foi apresentado por pesquisadores chineses

O desempenho do projeto foi comprovado por meio de modelagens computadorizadas de alta precisão.

Qingfeng Li e seus colegas destacam que o seu motor linear de pistão livre tem apenas uma parte móvel e é um motor projetado para gerar eletricidade. Nesse novo design, um pistão - a única parte móvel do motor - oscila ao longo de um cilindro, entre duas câmaras de combustão.
Ímãs permanentes no interior do pistão geram eletricidade ao passar pelas bobinas de um alternador montado sobre o cilindro.

O motor pode ser alimentado por vários tipos de combustíveis, incluindo gás natural e hidrogênio, o que está ajudando a aumentar o interesse em sua utilização para gerar eletricidade e recarregar as baterias dos veículos híbridos.

Os resultados da simulação mostram que o motor gerador de eletricidade pode acelerar três vezes mais rápido do que os motores a combustão tradicionais e queima o combustível de forma a minimizar a geração de poluentes. "É a fonte de energia ambientalmente benigna para o futuro," diz o artigo.

Bibliografia:
Simulation of a Two-stroke, Free-Piston Engine for Electrical Power Generation
Qingfeng Li, Jin Xiao, Zhen Huang
Energy & Fuels
Vol.: 22 (5), 3443-3449, 2008
DOI: 10.1021/ef800217k

2 comentários:

Felipe_Liw disse...

De vez em quando eu acho que nós não temos carros mais eficientes e menos poluentes devido a forças gigantes das indústrias de petróleo.
Faz anos que eu leio notícias de desenvolvimento de novos motores, novos combustíveis. E, de repente, somem, ou não vingam em grande escala... sei não, meio estranho né?

Parabéns pelo blog Kirna, realmente a linguagem é simples e com grande conteúdo.

Thiago Miranda disse...

O pessoal dos olhos puxados sabe mesmo o que faz. Antes os japoneses, depois os tigres asiaticos. Agora a China também. E essa tecnologia ainda tem uma vantagem muito grande: produzindo energia eletrica, ela aumenta muito seu leque de aplicações, já que a velha tomada ainda domina a maioria dos aparelhos que precisam de energia pra funcionar.

Muito massa Kirna flw