sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Lula receberá propostas para desenvolver pré-sal

Como o post sobre o pré-sal foi o primeiro a gerar comentários, achei pertinente continuar acompanhando a situação das discussões, postando o que achasse interessante.Pesquisando pelo site da Petrobras, encontrei informações sobre a decisão que o Presidente Lula está prestes a tomar, o que responde ao questionamento levantado por um de nossos leitores. O "Pessoal de Brasília" tem consciência da importancia do pré-sal. Eles sabem da receita que pode ser gerada.A pergunta agora é: Será que a atitude será, realmente, tomada??
Pesquisando no site UOL Economia encontrei mais informações e fiz uma síntese, para ajudar na leitura de vocês.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão , disse nesta sexta-feira, dia 10 de outubro, que as propostas governamentais para um modelo de desenvolvimento das reservas petrolíferas brasileiras do "pré-sal" serão entregues ao presidente Lula no dia 30 deste mês.

São cerca de cinco propostas sugeridas pela comissão interministral, que serão analisadas pelo presidente Lula, para posteriormente se transformar em lei.

Caso a zona do "pré-sal" seja desenvolvida, e as descobertas petrolíferas acontecam, com tem acontecido em nível mundial, a Petrobras e alguns parceiros internacionais, entre eles a portuguesa Galp Energia, estarão envolvidas. O Ministro defende a criaçao de uma nova empresa para a exploração do "pré-sal", e que as receitas arrecadadas devem ser divididas entre um fundo soberano, semelhante ao criado pela Noruega, outra parte para "investimentos em educação e saúde".

Para Lobão a atual crise financeira não deverá ameaçar o financiamento dos projetos de desenvolvimento do "pré-sal". Segundo o site UOL Economia, o ministro disse em entrevista:"O pré-sal é de tal modo generoso no fornecimento de petróleo, que qualquer que seja o custo de extração dele, estará ainda barato em relação à quantidade e ao preço hoje praticado no mundo", e em seguida: "Não houve queda do preço do petróleo, houve elevação exorbitante que depois voltou ao natural e normal".

O pior é saber que eles aproveitam uma fase turbulenta, em que não há outra discussão que não seja as quedas das bolsa de valores e a crise econômica para discutirem este assunto.O que me preocupa é saber que com o enfoque dessa crise essa discussão passe desapercebida e o povo brasileiro não tome consciência da importância do "pré-sal".


Foto extraída do Blog Acerto de Contas.

Um comentário:

Unknown disse...

a foto foi fantástica... melhor que a matéria, não desmerecendo a noticia...