Muitos países já discutiram sobre estabelecer bases espaciais na lua e posteriormente em Marte.O grande problema é a água. Levar água da Terra é inviável devido aos custos elevados.O ideal seria se ela pudesse ser extraída no local.
Pensando nisso os cientistas Bill Kaukler, da Universidade do Alabama, e Edwin Ethridge, da NASA, acreditam ter achado a solução ideal para extrair água da camada de solo congelada nos pólos da Lua.Segundo os cientistas, a superfície da Lua é recoberta por uma camada de até dois metros de espessura de regolito, uma poeira fina e heterogênea, formada ao longo de milhões de anos pelo bombardeio constante de meteoritos e cometas.
Os cientistas acreditam que a água está embebida nessa camada congelada e pode ser extraída de lá utilizando microondas.Os dois pesquisadores construíram um equipamento experimental que permite o aquecimento da camada de solo lunar congelado, fazendo com que a água se descongele e chegue até a superfície, onde pode ser coletada.Com o auxilio das microondas os cientistas podem aquecer a camada localizada a mais de um metro da superfície.
O protótipo construído pelos cientistas gera um feixe de microondas com 1.000 watts de potência, semelhante ao de um forno de microondas doméstico. As experiências mostraram que o equipamento é capaz de remover 99% da água congelada no solo por meio de sublimação, ou de converter a água congelada diretamente em vapor, permitindo a captura de 95% da água.
A água será coletada em placas metálicas sobre o solo, onde ela formará cristais de gelo que poderão ser raspados para utilização pelos astronautas.Alguns testes foram feitos com um material terrestre que simula a composição física e química do regolito. Segundo eles, será necessário fazer mais testes para avaliação das propriedades eletromagnéticas do próprio regolito nas várias freqüências de microondas.
Agora só nos resta esperar os próximos testes...
Nenhum comentário:
Postar um comentário