quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Empreendorismo e engenharia

O empreendedor não é um inventor.Ele nunca cria do zero, mas reconfigura o que já estava lá, com o objetivo de gerara um valor maior.

Ele deve ter visão,deve analisar todas as variáveis ambientais, fazer pesquisar, levantar dados os mais concretos possíveis, deve correr riscos calculados, devem ter conhecimento e, principalmente, explorar o máximo as oportunidades.Se fosse listar todas as características que um empreendedor possui, ficaria o dia todo escrevendo.Mas, em síntese, um Empreendedor é, antes de tudo, um inovador.

Ele não pode ser apenas um administrador, apesar de possuir as características de um, afinal, de nada adianta uma boa idéia, sem o devido planejamento, bom direcionamento das atividades e controle dos resultados.Uma boa idéia precisa ser bem planejada para ser bem executada, e acima de tudo, precisa ser controlada.

Além das características de um bom administrador, o empreendedor deve ter uma boa rede de relacionamentos, deve cultivar as pessoas, não só do ambiente externo, mas também dos integrantes de sua equipe.

Um empreendedor deve sempre estar cercado de pessoas competentes e bem treinadas, afinal, um negócio não depende só do proprietário.Resumindo, empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonados pelo que fazem, e que têm persistência para enfrentar os problemas.


Oportunidades do mercado de trabalho

O mercado de engenharia está aquecido devido a pouca mão-de-obra especializada. Dados que podem ser comprovados pela tabela ao lado. O número de vagas têm crescido e o valor dos salários também. A oportunidade está lançada, cabe agora, aos novos profissionais ter visão para continuar no mercado de trabalho, alcançando sempre as metas e progredindo, para assim conseguir sucesso no ramo escolhido.
(Para ver melhor click na tabela)



As Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica


As universidades Federais podem dar apoio aos estudantes que querem começar um negócio ou lançar um produto que tenha sido fruto de uma boa idéia, ajudar empresas já consolidadas que precisam de consultoria, através das Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica - INCUBADORA, é um órgão que se destina a apoiar empreendimentos de atividades de base tecnológica e tem como objetivo geral, promover o desenvolvimento, gerar o bem-estar social (impostos, renda e empregos de qualidade) e preservar a qualidade de vida, através do estímulo à criação e ao desenvolvimento de empresas que ofereçam produtos e serviços tecnologicamente inovadores.




A UFJF possui seu Núcleo de Inovação Tecnológica , o CRITT - O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia – localizado no Campus Universitário, s/nº - Martelos - cep: 36016-970 - Juiz de Fora – MG - Caixa Postal: 20.010.

A CENTEV, Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa, é o programa da Universidade Federal de Viçosa e da Fundação Arthur Bernardes de apoio à criação e ao desenvolvimento de novos negócios baseados em tecnologias inovadoras. A CENTEV se localiza no Campus da UFV, prédio do CEE, sala 112 - Viçosa/MG - 36570-000

A INOVA-UFMG é uma incubadora de empresas de base tecnológica, concebida para apoiar e fortalecer empresas e projetos pioneiros. Sua missão é gerar negócios de sucesso e incentivar o empreendorismo e a inovação tecnológica na UFMG. Localizada na Av. Antônio Carlos, 6627, Anexo Setorial 2 - Campus Pampulha - Belo Horizonte – MG - CEP 31270-901

Um comentário:

Unknown disse...

Interessantíssima matéria destacando a importância de uma das profissões do futuro, a engenharia. Vale dizer que hoje, com um leque muito maior de especializações que antes, devido à tecnologia e seus avanços. Fiquem de olho e aproveite, futuros engenheiros!!