quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Americanos desenvolvem sistema no melhor estilo Minority Report

Lembram-se do Filme Minority Report? O filme estrelado por Tom Cruise que se passa em Washington no ano de 2054. No filme a divisão pré-crime consegue acabar com os assassinatos, nesse setor da polícia o futuro é visualizado antecipadamente por paranormais, os precogs, e o culpado é punido antes que o crime seja cometido.

O Departamento de Segurança dos Estados Unidos não está tão longe de de chegar à sinopse deste filme. Os americanos estão desenvolvendo um sistema para detectar pensamentos hostis nas pessoas que estarão na fronteira do país, aeroportos e lugares públicos.





Se esse sistema for implementado no mundo real, a segurança de qualquer aeroporto, por exemplo, pode descobrir um terrorista antes dele cometer um atentado, o que pouparia diversas vidas, tempo e muito dinheiro. Isso evitaria confusões enormes.




A intenção do projeto se baseia na detecção do indivíduo suspeito, para depois interrogá-lo. A máquina usada tem sensores que podem analisar o comportamento de uma pessoa através da freqüência cardíaca, respiração, temperatura da pele, voz e expressões faciais. Participaram dos testes 140 voluntários para simular a situação, e algumas coisas ainda precisam de ajustes. O aparelho acertou 80% das pessoas com sinais suspeitos.

4 comentários:

Thiago Miranda disse...

Ter uma maquinazinha que começa a apitar sempre que alguém quer fazer algo de errado é o sonho de qualquer agência de segurança. Só acho que isso pode fazer o simples passo através do detector de metais durar um pouquinho mais e causar atrasos. Mas pra salvar uma vida (ou varias) o que são alguns minutos??

Muito interessante mesmo. Mandou bem Kirna.

Eduardo disse...

Fala sério! Esse povo do departamento de segurança está vendo mto filme futurista... Na minha opinião isso nao funciona... não tem como prever o q o ser humano vai fazer, pois podemos mudar de atitude a qq momento, e uma simpes mudança de frequencia cardíaca, pode representar 1 milhão de ações... papo furado isso...

Entretanto o texto foi interessante, em termos de atualidades das loucuras americanas... hehehe

Bjos Kirna

Unknown disse...

concordoo co mela nesse tipo de qustionarioo heimm querida mto bom smsm
temos q ter uma visaoo amplaa das coisas e de diferentee
bjos !

Unknown disse...

Em tese, o invento tem suas vantagens, no entanto, num país altamente inclinado ao preconceito, acredito que essa máquina só funcionaria em determinados casos...